Presidente do SindeBeleza participa de evento da UITA sobre os desafios da população LGBT

Esta quarta-feira (27) foi o primeiro dia do evento “Diversidade de gênero: problema ou desafio?”, um evento que discute os desafios da população LGBT realizado em São Paulo (SP) pela Federação dos Trabalhadores da Alimentação de São Paulo (FETIASP), com apoio da  União Internacional de Trabalhadores da Alimentação, Agricultura e Afins (UITA), que teve a presidente do SindeBeleza e diretora da CONTRATUH, Maria dos Anjos Hellmeister, como uma das participantes.

A atividade contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre militantes da base e lideranças. Além de Maria dos Anjos, a cerimônia de abertura contou com a participação de Gisele Adão, Vice-Presidente do Comitê Mundial LGBT da UITA, da vereador por São Paulo Isabelly Carvalho (PT) e da dirigente sindical metalúrgica Mônica Veloso.

“É sempre um prazer participar desses eventos sobre as questões sociais. O papel do sindicato é de representatividade, defesa dos direitos e democracia. E esses pontos passam pelo respeito e pela igualdade de gênero. Além disso, a categoria que representamos no SindeBeleza tem uma grande representação LGBT e nós fazemos questão de defender todas as pessoas que se reconhecem nesse espectro”, disse Maria dos Anjos Hellmeister.

Gerardo Iglesias, secretário regional da UITA, reforçou a fala dos presentes e ressaltou o respeito à diversidade. “É importante termos esses eventos e discutirmos todas as questões que envolvem a sociedade. O sindicalismo está diretamente ligado ao direito coletivo, mas também ao exercício individual de cada ser humano”, avaliou.

Já o presidente da FETIASP, Antonio Vitor, acredita que é um momento de luta e de defesa dos direitos, afirmando que o evento foi histórico. “É emocionante ver nosso auditório lotado. Sem dúvida, esta será uma atividade histórica na luta por um sindicalismo diferente, inclusivo e respeitador dos direitos das pessoas LGBT”, disse.⠀

“Foi um encontro importante para debater as diversidades vivenciadas dentro da categoria. Você não vê LGBT em uma loja, porque as pessoas não dão oportunidade. Esse tipo de situação precisa ser enfrentada por todos nós”, pontuou Gisele Adão, vice-presidente do Comitê Mundial LGBT da UITA.

Além dos convidados, o evento contou com diversos sindicatos filiados, através de seus respectivos presidentes e diretores. Entre eles, Neuza Barbosa de Lima (vice-presidente da FETIASP), Artur Bueno de Camargo (vice-Presidente da CNTA), Mônica Veloso (Força Sindical), Mariane Almendro (Fiesp), Carlos Domingues (RH da Pepsico), Luciana Marcondes (representante da Heineken – Unidade Itú) e a vereadora por Limeira (SP), Isabelly Carvalho (PT).

Fotos: Elton B. Martins – Speak Mídia Comunicação

SindeBeleza elege nova diretoria; Por unanimidade, Maria dos Anjos é reeleita para a Presidência do sindicato
SindeBeleza representa a CONTRATUH no Salão São Paulo de Turismo